Notícias

Geração Coca-Cola

Estudar a história é algo muito importante, pois nos trás lições de erros e acertos, nos mostra como se comportam os povos e nos indica os motivos de situações que acontecem no momento presente, afinal essas são consequências de escolhas passadas, e só com o estudo da história conseguimos identificar os motivos que conduziram ao resultado atual.
Estudando a história, podemos concluir que a obesidade que atinge boa parte da população brasileira, surgiu como consequência de um fenômeno mundial denominado globalização.
Que nada mais é que a difusão de informações, produtos e etc, de maneira global, ou seja: Ao mesmo tempo que um japonês atender o seu smartphone de última geração, um brasileiro também o fará.

A globalização é marcada pelo boom industrial, o qual se deu na década de 80, quando a indústria viu a necessidade de expandir seu mercado de atuação, já que com o avanço da tecnologia, surgiu a capacidade de aumentar a produção a ponto de conseguir abastecer todo o planeta com seus
produtos, aumentando desta forma os lucros.

Esse foi um verdadeiro divisor de água na saúde da população mundial, e o momento que modificou o comportamento do nosso povo brasileiro.
Foi na década de 80 que a classe média passou a ter poder real de compra e incentivada pela chegada do maior meio de comunicação em massa, a TV, e por um marketing agressivo, e que incentivava o consumo, passou a consumir de maneira exacerbada produtos industrializados como refrigerantes, fast-foods, doces, biscoitos…

Foi também por causa da TV e em seguida dos computadores e mais adiante da Internet, que mudamos a nossa forma de nos relacionarmos. Lembro-me muito bem que quando criança, gostava de brincar com as outras crianças do condomínio em que morava na rua em frente ao prédio, e esse era o mesmo hábito as visitas a casa da vovó. Más, com a chegada da TV e aquele amontoado de desenhos, filmes e programas, ou os jogos de vídeo-game e computador, fui me tornando uma pessoa mais reclusa e caseira, pra não dizer sedentária.

Na minha época de escola, lembro de que não havia muitas crianças acima do peso, e éramos incentivados a praticar esportes. Hoje escuto os filhos de amigos dizerem que a aula de educação física é chata, pois lhes rouba tempo que poderia ser gasto com os joguinhos.

Com o estudo da história podemos perceber que o estilo de vida do brasileiro mudou, e os hábitos alimentares foram os mais afetados. Quando era criança, se disse a minha mãe que queria comer um sanduiche na hora do almoço era prontamente repreendido, e a mesma me alertava que aquela não era a hora de fazer um lanche, mais sim de comer comida de verdade. Hoje com o ritmo acelerado do dia-a-dia é muito comum encontra pessoas em uma praça de alimentação com seus pacotes cheios das promoções das lanchonetes fest-food. E se questionarmos o porque optaram por um lanche, a resposta estará na ponta da língua: Porque me economiza tempo.

E é verdade. Perdemos o nosso tempo. Lembro-me que quando criança a hora do almoço e jantar eram sagradas. Um momento de reunir a família para falar como foi o dia e estreitar as relações, matando as saudades dos pais que estiveram fora do lar por todo o dia. Hoje tudo mudou. Até mesmo quando conseguimos reunir a família vejo meus parentes montarem seus pratos e se dirigir imediatamente para frente da TV, ou do smartphone.

Podemos perceber que o estudo da história nos leva a encontrar os motivos que nos levaram ao estilo de vida que desenvolvemos hoje, onde crianças são “compradas” com um sorvete ou um sanduiche e a obesidade infantil cresce assustadoramente. Conseguimos enxergar que a “geração coca-cola”, produto ao qual nunca fui fã desde a infância, teve papel decisivo nesse processo.

Este texto foi elaborado para você que como eu, pertenceu a essa geração e que hoje são pais e mães. Estudem a sua história e percebam em que ponto algum desses fatos se encaixou na sua história. Dessa forma você perceberá como corrigir suas ações e escolhas, garantindo um futuro com mais saúde para você e sua família.