Notícias

Epigenética

De forma simplificada, Epigenética é a ciência que se sobrepõe a genética.

Ela surgiu após anos de estudos de um programa de pesquisa chamado Projeto Genoma, que teve como objetivo mapear o código genético humano. Para facilitar o entendimento, vamos lembrar de quando éramos crianças e fizemos a terrível pergunta: “Como foi que eu nasci? ” Neste momento recebemos a explicação de que “a sementinha do papai se juntou a sementinha da mamãe e deu origem a você meu filho. ” Esta “sementinha” nada mais é do que o código genético do seu pai, se unindo ao código genético da sua mãe. Ou você nunca ouviu que era “a carinha do papai” ou tinha “o sorriso igual ao da mamãe”?

Contudo, não herdamos apenas traços físicos dos nossos pais, como também toda uma linhagem de outras características, incluindo a predisposição genética a doenças. A Epigenética surge e nos ensina que genética não é destino. Aprendemos através dela que diversos fatores interferem na ativação ou inativação de uma característica genética (expressão genética) e, que o nosso estilo de vida (sono, alimentação, carga de estresse, prática de atividade física…) tem ação direta nesta relação.

Além disso, já é possível mapear nosso código genético e verificar a probabilidade de desenvolvermos alguma doença no futuro, se apresentamos alergias alimentares, e até distúrbios no nosso metabolismo. Tudo de forma simples e indolor através de uma amostra de saliva, que ao contrário dos exames bioquímicos (invasivos, feitos através de coleta de sangue) só necessita ser realizado uma única vez na vida, pois seu código genético nunca mudará.

Dentre as terapias de modulação Epigenética, a alimentação é a mais estudada. Já está evidenciado que os nutrientes têm grande potencial de modular a expressão genética, ativando ou inativando a ação dos genes, inibindo o surgimento ou o avanço de doenças como diabetes, obesidade, câncer, doenças autoimunes… e que o consumo de alimentos ricos em fitoquímicos (como chás, raízes, verduras e frutas), ou sua utilização através de suplementos (produzidos de forma individualizada, em farmácias de manipulação de acordo com a prescrição de seu nutricionista ou médico), inibem a ativação desses genes, promovendo saúde, qualidade de vida e longevidade.

Com o aumento da expectativa de vida, ter uma ferramenta como a Epigenética para nos auxiliar a termos longevidade (envelhecimento saudável) é de grande valia. Busque um profissional capacitado para te auxiliar a envelhecer com saúde e qualidade de vida.