Notícias

Cuidados para evitar a desitratação

Com a chegada do alto verão, as temperaturas ficam ainda mais elevadas e os praticantes de atividade física devem se atentar ainda mais a hidratação para prevenir lesões, manter as condições para a realização da atividade e garantir saúde.

A água ainda é a melhor opção quando falamos em hidratar, más a prática de atividade física em temperaturas muito elevadas, mesmo de forma recreativa (sem fins competitivos), pode gerar a necessidade da reposição de minerais e carboidratos (energia) que são perdidos através da transpiração.

Neste caso, a água de coco torna-se uma boa aliada, por conter carboidratos, algumas vitaminas e minerais, sendo indicada para reidratar e refrescar do calor.

Em casos de atividades com duração superior a 1h, como jogos (futebol, basquete, vôlei), paradas estratégicas para hidratação com água, e até mesmo o uso de bebidas isotônicas podem ser utilizadas para promover uma reidratação adequada.

Neste último quesito, as bebidas isotônicas, alguns cuidados devem ser tomados. Percebo uma grande quantidade de pessoas que fazem uso frequente deste tipo de bebida, no entanto as bebidas isotônicas não devem ser consumidas livremente. Por conter concentrações elevadas de minerais (principalmente o sódio), seu uso contínuo e indiscriminado pode favorecer a elevação da pressão sanguínea e desta forma prejudicar a saúde e diminuir as condições a realização da pratica esportiva, se tornando um risco a saúde.

Outro erro muito comum é o baixo consumo de água ao longo do dia, e principalmente em momentos que antecedem a realização das atividades, muito comum em pessoas que permanecem muitas horas do seu dia em ambientes refrigerados. Isto gera um estado de baixa hidratação, diminuindo o potencial atlético e favorecendo o aparecimento de lesões. Muitas vezes é confundido com hipoglicemia (falta de glicose), já que também é caracterizado por sensação de fraqueza, tontura e dor de cabeça.

Água, água flavorizada, sucos, água de coco são ótimas opções para refrescar do calor e hidratar o organismo. O importante é manter um nível de hidratação adequada, garantindo saúde e disposição para curtir a estação mais gostosa do ano.